Projectos aprovados no âmbito do programa Escolher Ciência, da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que pretende promover a aproximação entre os ensinos secundário e superior, numa perspetiva de partilha de recursos e de estímulo ao prosseguimento de estudos em áreas científicas e tecnológicas através de ações de diferentes tipologias, a desenvolver em redes de partilha de conhecimentos e recursos entre instituições, professores e alunos dos ensinos superior e secundário.
Este projeto centra-se na física experimental e tem duas valências, a saber: (i) os objetivos das atividades pratico-laboratoriais e a operação de medição que compreende as características dos instrumentos e dos erros de medida e (ii) a metrologia da temperatura que inclui o planeamento, construção, calibração e utilização de termómetros. O formato preferencial destas ações é o workshop que se pretende que inclua: (i) uma apresentação teórica resumida dos conceitos e processos a explorar e (ii) uma sessão laboratorial experimental ou de simulação. Lista de ações que podem ser realizadas: 1. Medição e tratamento de dados experimentais. 2. Construção e calibração de termómetros.
Explorar conceitos fundamentais associados com a transmissão de sinais acústicos e óticos em sistemas de comunicação modernos. Inclui demonstrações experimentais de análise de sinais, de medição de velocidade de propagação da luz e do som, e de um sistema de comunicação de voz. As ações abordarão conceitos com a propagação, absorção, dispersão, largura de banda, guia de onda, dentro do contexto da transmissão da luz ou do som. Explorar-se-ão também os fundamentos de sistemas eletrónicos que convertem sinais sonoros em sinais elétricos e vice-versa, bem como se abordarão temas atuais de investigação em fibras óticas, promovendo a discussão na comunidade escolar desta temática. Promover discussões ambientais através da avaliação do ruído no meio ambiente escolar.
Este projeto consiste num conjunto de ações, de carater predominantemente laboratorial, sobre os conceitos (formas, conservação, eficiência) e processos de transferência e conversão de energia que constam no programa da disciplina de Física e Química A, do ensino secundário. Tem como objetivo, contribuir para uma melhor compreensão destes tópicos nos seus aspetos fundamentais mas essencialmente nas aplicações científico tecnológicas e nas implicações ambientais. O formato preferencial destas ações é o workshop que se pretende que inclua: (i) uma apresentação resumida dos conceitos e processos a explorar e, (ii) uma sessão laboratorial experimental ou de simulação.