Inicio Extensão Eventos OptA2017

OptA2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

OptA2017

Simpósio vai apresentar aplicações óticas, discutindo o seu desenvolvimento da investigação ao utilizador final.

A empresa Polo - Produtos óticos, S.A. (Polo), sediada em Vila Real e o Departamento de Física da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organizam, no âmbito de uma projeto de R&I envolvendo indústria e universidade, o Simpósio OptA 2017 - Aplicações óticas – Ligação da investigação ao fabrico: acelerar a transferência de investigação básica para o utilizador, no próximo dia 20 de outubro de 2017, no Auditório de Ciências Florestais, no campus da UTAD.

O programa do simpósio foi organizado em duas partes, uma mais académica promovida para os alunos das licenciaturas e mestrados na área da Bioengenharia e Engenharia Biomédica. A segunda destinada principalmente a profissionais do comércio de produtos óticos e optometristas.

Assim, na primeira parte serão apresentados os projetos de I&D, em curso envolvendo a UTAD e a empresa Polo e haverá lugar a duas palestras por investigadores convidados, uma por Sandra Mogo, investigadora do Departamento de Física da Universidade da Beira Interior, intitulada “A radiação solar e o sistema visual humano - filtros de proteção ocular” e outra por António Marques Pereira, investigador do Departamento de Física da Universidade do Minho, intitulada “Desenhos óticos no controle da progressão da miopia”.

Na segunda parte serão apresentados produtos fabricados pela empresa Polo, e que “resultam da mais recente investigação e desenvolvimento do conhecimento na área da ótica oftálmica”, o doutorando André Polónia apresentará o novo revestimento FIBOSAFIRAuv, desenvolvido também pela Polo, para melhorar a resistência das lentes à abrasão e o Javier Tujillo da IOT (Indizen Optical Technologies, Espanha) apresentará a nova linha de lentes Progidy 180, fabricadas com a moderna tecnologia Camber®.

Polo - Produtos óticos, S.A. Dep. Física

Cofinanciamento

Prémio Nobel da Física 2018

29 de Outubro de 2018

O prémio Nobel da Física 2018 foi atribuído conjuntamente a Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland "pelas descobertas inovadoras na área dos LASER".

Site Nobel