Inicio Extensão Eventos Seminário de Física 2017
Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Share to Google 



Seminário de Física 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Sons do Cosmo

Buracos negros e ondas gravitacionais: os primeiros 100 anos

Prof. Doutor Carlos Herdeiro

Departamento de Física, Universidade de Aveiro

18/outubro/2017 - 14:30 - Aud. da Biblioteca Central

Resumo

No dia 11 de Fevereiro de 2016 foi anunciada a detecção de ondas gravitacionais, provenientes de uma colisão de buracos negros que aconteceu há 1.3 mil milhões de anos. Três outros evento semelhantes foram posteriormente anunciados pela colaboração LIGO-Virgo. A detecção destas ondas, previstas por Albert Einstein há precisamente 100 anos, dá-nos acesso a uma nova camada da realidade, até agora inacessível. Num certo sentido, estávamos surdos e passamos a ouvir. Nesta palestra irei falar de uma previsão teórica controversa, de uma experiência impossível, de desenvolvimentos técnicos extraordinários e finalmente, da sinfonia e dos diálogos cósmicos que estão à espera de ser ouvidos e dos enigmas que poderão esclarecer/criar.

 

 

Carlos Herdeiro Carlos A. R. Herdeiro é licenciado em Física/Matemática Aplicada pela Universidade do Porto (1996), Mestre (1997) e Doutor (2001) em Física Teórica pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Foi investigador pós-doutoral na Universidade de Stanford (EUA) e na Universidade do Porto, onde iniciou funções docentes a lecionar Mecânica Quântica (2003). Em 2010 tornou-se docente da Universidade de Aveiro onde obteve a Agregação em 2012.
A sua atividade de investigação centra-se na física relativista e de altas energias, sendo coautor de mais de oitenta publicações em revistas internacionais com arbitragem da especialidade. Fundou na Universidade de Aveiro o grupo de Gravitação, Gr@v, em 2010, atualmente integrado no Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIDMA), grupo do qual é o coordenador. O seu trabalho recebeu várias distinções, incluindo um prémio Gulbenkian do programa de estímulo à investigação (2004) e duas menções honrosas no concurso de ensaios da "Gravity Research Foundation" (2014, 2015).

 

Noticias

Prémio Nobel da Física 2018

29 de Outubro de 2018

O prémio Nobel da Física 2018 foi atribuído conjuntamente a Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland "pelas descobertas inovadoras na área dos LASER".

Noticia

Site Nobel

 
Prémio Nobel da Física 2017

3 de outubro de 2017

O prémio Nobel da Física 2017 foi atribuído conjuntamente a Rainer Weiss, Barry C. Barish e Kip S. Thorne "por contribuições decisivas para o detector LIGO e a observação de ondas gravitacionais"

Press release

 
Prémio Nobel da Física 2014

7 de Outubro de 2014

O prémio Nobel da Física 2014 foi atribuído conjuntamente a Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura "pela sua invenção de díodos de emissão de luz azul eficientes que possibilitaram a construção de fontes de luz branca intensa com economia de energia"

Press release