Inicio Extensão Eventos MasterClasses 2017

Tempo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




MasterClasses 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Masterclasses 2017 em Física de Partículas

 

Consulte aqui a sua inscrição para o dia 8 de março na UTAD

Descarregue aqui a Circular Final

Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!

http://www.lip.pt/masterclasses/

As masterclasses em Física de Partículas é uma atividade organizada pelo LIP e pelos Institutos participantes, dirigida a alunos dos 10º ao 12º anos de escolas secundárias, que pretende dar a conhecer a área de Física de Partículas e os Institutos e Universidades onde se realiza. É uma atividade parcialmente apoiada pela Agência Ciência Viva.

É uma atividade realizada a nível europeu e internacional - http://www.physicsmasterclasses.org - no âmbito do IPPOG - International Particle Physics Outreach Group (http://eppog.web.cern.ch/EPPOG), e neste ano de 2017 irá ocorrer de 1 de março a 11 de abril. Durante estes 42 dias (exclui Domingos), mais de 10 000 estudantes vão aos Institutos e Universidades "Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!", num total de 200 locais em 45 países europeus e ainda nos Estados Unidos, Brasil, São Tomé e Príncipe, Marrocos, entre outros países fora da Europa.

O intenso programa das 9h-12h00 às 13h00-17h30, permite dar a conhecer aos jovens o ciclo típico da atividade de um cientista: aprendizagem, experimentação, discussão e apresentação de resultados (e no final, auto-avaliação). A aprendizagem ocorre de manhã, com palestras de atualização sobre a Física de Partículas e o Universo; segue-se o almoço coloquial com os cientistas presentes, nas instalações dos Institutos e Universidades; a experimentação tem lugar em salas de computadores disponibilizadas pelos Institutos e Universidades, e consiste em cada par de participantes (alunos e/ou professores de escolas secundárias) analisar e extrair medidas de dados recolhidos no LHC no CERN (usando uma aplicação didática em Java); nesta fase tem também lugar uma grande interacção com os cientistas que monitoram a atividade e discutem-se localmente os resultados; finalmente, na última fase, inicia-se em video-conferência a discussão dos resultados e uma sessão de perguntas e respostas, sendo moderada por um cientista localizado no CERN. Na video-conferência, os participantes têm uma percepção da realidade internacional da Ciência de hoje, e em particular, da Física de Partículas.

Em Portugal, que participou no lançamento a nível europeu desta atividade em 2005 - o Ano Internacional da Física, esta atividade ir-se-á realizar em 2017 em 15 locais distribuídos por Portugal continental e nos Açores.

Área de Descarga de material

Descrição Formato Requisitos Tamanho em kB Descarregar
HYPATIA-v7.4 zip JAVA Runtime Environment 9.843 Descarregar
Exercise2_Z zip 16.572 Descarregar

Mais informação poderá consultar o portal "Atlas - LHC@InternationalMasterClasses"

Material para criar um DVD

Descrição formato requesitos Tamnho em kB Descarregar
ATLAS_Zpath iso DVD 4.229.044 Descarregar
Cover pdf pdf-Reader 1.327 Descarregar
Label pdf pdf-Reader 936 Descarregar

Mais informação sobre o material disponibilizado consultar a página "Material for the DVDs"

 

Noticias

Prémio Nobel da Física 2014

7 de Outubro de 2014

O prémio Nobel da Física 2014 foi atribuído conjuntamente a Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura "pela sua invenção de díodos de emissão de luz azul eficientes que possibilitaram a construção de fontes de luz branca intensa com economia de energia"

Press release

 
Prémio Nobel da Física 2013

8 de Outubro de 2013

O Prémio Nobel da Física foi atribuído ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs, dois dos físicos teóricos que, nos anos 60, postularam a existência de uma partícula elementar que confere massa a todas as outras.

Press release

 
Prémio Nobel da Física 2012

9 de Outubro 2012

O Prémio Nobel da Física foi atribuído ao francês Serge Haroche e ao norte-americano David Wineland pela descoberta de métodos experimentais que tornam possível medir e manipular sistemas quânticos individuais.

Press release