Inicio

Tempo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Sessão Nobel 2014

Quarta-feira

10 de Dezembro 2014 às 14:30

Aula Magna da Reitoria.

 

Apresentação dos laureados pelo prémio Nobel 2014 - Física, Química, Medicina, Literatura, Economia e Paz.

Seis opiniões sobre os seus feitos e descobertas.

 

 

Evento organizado pelo Departamento de Física da UTAD.

Flyer do evento

Poster do evento

Continuar...
 
MasterClasses 2014

Masterclasses 2014 em Física de Partículas

Consulte aqui a sua inscrição para o dia 12 de Março na UTAD

Descarregue aqui a nota de imprensa

Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!

http://www.lip.pt/masterclasses/

As masterclasses em Física de Partículas é uma atividade organizada pelo LIP e pelos Institutos participantes, dirigida a alunos dos 10º ao 12º anos de escolas secundárias, que pretende dar a conhecer a área de Física de Partículas e os Institutos e Universidades onde se realiza. É uma atividade parcialmente apoiada pela Agência Ciência Viva.

É uma atividade realizada a nível europeu e internacional - http://www.physicsmasterclasses.org - no âmbito do IPPOG - International Particle Physics Outreach Group (http://eppog.web.cern.ch/EPPOG), e neste ano de 2013 irá ocorrer de 25 de Fevereiro a 22 de Março. Durante estes 24 dias (exclui Domingos), mais de 10 000 estudantes vão aos Institutos e Universidades "Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!", num total de 130 locais em 24 países europeus e ainda nos Estados Unidos, Brasil e São Tomé e Príncipe.

Continuar...
 

Escolher Ciência

 

 

 

Projectos aprovados no âmbito do programa Escolher Ciência, da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que pretende promover a aproximação entre os ensinos secundário e superior, numa perspetiva de partilha de recursos e de estímulo ao prosseguimento de estudos em áreas científicas e tecnológicas através de ações de diferentes tipologias, a desenvolver em redes de partilha de conhecimentos e recursos entre instituições, professores e alunos dos ensinos superior e secundário.

Link para os Projectos

 

Doutoramento em Ciências Físicas

(Ramo de Física e Ramo de Didáctica das Ciências Físicas)
3º Ciclo de Estudos

Candidaturas 2013

Primeira fase: 31 de Maio a 12 de Junho

Segunda fase: 22 de Julho a 30 de Agosto

As candidaturas são isentas de custos e podem ser feitas nos Serviços Académicos, na Secretaria da Escola de Ciências e Tecnologia ou on-line.

Criação:

O Curso de Doutoramento em Ciências Físicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é criado de acordo com o determinado no Decreto-Lei nº 74/2006 (Processo de Bolonha), de 24 de Março, e no Regulamento de Estudos Pós-Graduados em vigor na UTAD, e está registado na Direcção Geral do Ensino Superior, sendo válido em todo o espaço europeu.

Acreditado pela Agência A3ES e Registo DGES: R/B-CR 41/2007

Suportado em centros de Investigação com Muito Bom ou Excelente.

Áreas de Especialização:

O Curso de Doutoramento em Ciências Físicas funcionará por ramos de especialização. Neste momento são oferecidos os seguintes ramos de especialização:

  1. Física;
  2. Didáctica das Ciências Físicas

Director:

Prof. Doutor Armando Soares

Vice Director:

Prof. Doutor José Paulo Cravino

Informações:

Descarregue aqui o folheto de informação sobre o Curso.

Para mais informações sobre este Curso, por favor consulte este link no site da UTAD.

 

 
Breve descrição sobre o Departamento de Física

Edifício Eng. I

O Departamento de Física é um dos três Departamentos que constituem a Escola de Ciências e Tecnologia - ECT

da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD. Dele fazem parte 19 docentes. A Direcção do Departamento localiza-se no edifício de engenharias I do campus da Universidade.

Para além da actividade docente, os elementos do Departamento desenvolvem a sua actividade de investigação num grande número de áreas: física do ambiente, didáctica das ciências físicas, matéria condensada, óptica, etc. Esta actividade de investigação é, em parte, suportada por amplas colaborações com outras instituições nacionais e internacionais.

UTAD

 

 

 

 
« InícioAnterior12SeguinteFinal »

Noticias

Prémio Nobel da Física 2014

7 de Outubro de 2014

O prémio Nobel da Física 2014 foi atribuído conjuntamente a Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura "pela sua invenção de díodos de emissão de luz azul eficientes que possibilitaram a construção de fontes de luz branca intensa com economia de energia"

Press release

 
Prémio Nobel da Física 2013

8 de Outubro de 2013

O Prémio Nobel da Física foi atribuído ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs, dois dos físicos teóricos que, nos anos 60, postularam a existência de uma partícula elementar que confere massa a todas as outras.

Press release

 
Prémio Nobel da Física 2012

9 de Outubro 2012

O Prémio Nobel da Física foi atribuído ao francês Serge Haroche e ao norte-americano David Wineland pela descoberta de métodos experimentais que tornam possível medir e manipular sistemas quânticos individuais.

Press release