Inicio

Tempo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Share to Google 



IX Fórum Física e Sociedade

LCLS-Linac Coherent Light Source

 

IX Fórum Física e Sociedade

Histórias que marcam a Física

Departamento de Física, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

 

22 de novembro de 2017 - Auditório de Ciências Florestais – Polo II – ECT

O fórum deste ano tenta reunir uma série de contecimentos e descobertas que este ano completam 100, 75 ou 50 anos. Esses acontecimentos servem de cenário para falar da investigação que ainda hoje tornam essas áreas da Física importante e atrativa.

Para mais informação, consulte o programa do evento Programa do evento

 
OptA2017

OptA2017

Simpósio vai apresentar aplicações óticas, discutindo o seu desenvolvimento da investigação ao utilizador final.

 

A empresa Polo - Produtos óticos, S.A. (Polo), sediada em Vila Real e o Departamento de Física da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organizam, no âmbito de uma projeto de R&I envolvendo indústria e universidade, o Simpósio OptA 2017 - Aplicações óticas – Ligação da investigação ao fabrico: acelerar a transferência de investigação básica para o utilizador, no próximo dia 20 de outubro de 2017, no Auditório de Ciências Florestais, no campus da UTAD.

Continuar...
 
Seminário de Física 2017

Sons do Cosmo

Buracos negros e ondas gravitacionais: os primeiros 100 anos

Prof. Doutor Carlos Herdeiro

Departamento de Física, Universidade de Aveiro

18/outubro/2017 - 14:30 - Aud. da Biblioteca Central

Resumo

No dia 11 de Fevereiro de 2016 foi anunciada a detecção de ondas gravitacionais, provenientes de uma colisão de buracos negros que aconteceu há 1.3 mil milhões de anos. Três outros evento semelhantes foram posteriormente anunciados pela colaboração LIGO-Virgo. A detecção destas ondas, previstas por Albert Einstein há precisamente 100 anos, dá-nos acesso a uma nova camada da realidade, até agora inacessível. Num certo sentido, estávamos surdos e passamos a ouvir. Nesta palestra irei falar de uma previsão teórica controversa, de uma experiência impossível, de desenvolvimentos técnicos extraordinários e finalmente, da sinfonia e dos diálogos cósmicos que estão à espera de ser ouvidos e dos enigmas que poderão esclarecer/criar.

 

Continuar...
 
MasterClasses 2017

Masterclasses 2017 em Física de Partículas

 

Consulte aqui a sua inscrição para o dia 8 de março na UTAD

Descarregue aqui a Circular Final

Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!

http://www.lip.pt/masterclasses/

As masterclasses em Física de Partículas é uma atividade organizada pelo LIP e pelos Institutos participantes, dirigida a alunos dos 10º ao 12º anos de escolas secundárias, que pretende dar a conhecer a área de Física de Partículas e os Institutos e Universidades onde se realiza. É uma atividade parcialmente apoiada pela Agência Ciência Viva.

É uma atividade realizada a nível europeu e internacional - http://www.physicsmasterclasses.org - no âmbito do IPPOG - International Particle Physics Outreach Group (http://eppog.web.cern.ch/EPPOG), e neste ano de 2017 irá ocorrer de 1 de março a 11 de abril. Durante estes 42 dias (exclui Domingos), mais de 10 000 estudantes vão aos Institutos e Universidades "Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!", num total de 200 locais em 45 países europeus e ainda nos Estados Unidos, Brasil, São Tomé e Príncipe, Marrocos, entre outros países fora da Europa.

Continuar...
 
MasterClasses 2016

Masterclasses 2016 em Física de Partículas

 

Consulte aqui a sua inscrição para o dia 17 de Fevereiro na UTAD

Descarregue aqui a 1ª Circular

Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!

http://www.lip.pt/masterclasses/

As masterclasses em Física de Partículas é uma atividade organizada pelo LIP e pelos Institutos participantes, dirigida a alunos dos 10º ao 12º anos de escolas secundárias, que pretende dar a conhecer a área de Física de Partículas e os Institutos e Universidades onde se realiza. É uma atividade parcialmente apoiada pela Agência Ciência Viva.

É uma atividade realizada a nível europeu e internacional - http://www.physicsmasterclasses.org - no âmbito do IPPOG - International Particle Physics Outreach Group (http://eppog.web.cern.ch/EPPOG), e neste ano de 2016 irá ocorrer de 11 de Fevereiro a 23 de Março. Durante estes 42 dias (exclui Domingos), mais de 10 000 estudantes vão aos Institutos e Universidades "Ser Cientista por um dia...Com as Mãos nas Partículas!", num total de 200 locais em 45 países europeus e ainda nos Estados Unidos, Brasil, São Tomé e Príncipe, Marrocos, entre outros países fora da Europa.

Continuar...
 
« InícioAnterior123SeguinteFinal »

Noticias

Prémio Nobel da Física 2017

3 de outubro de 2017

O prémio Nobel da Física 2017 foi atribuído conjuntamente a Rainer Weiss, Barry C. Barish e Kip S. Thorne "por contribuições decisivas para o detector LIGO e a observação de ondas gravitacionais"

Press release

 
Prémio Nobel da Física 2014

7 de Outubro de 2014

O prémio Nobel da Física 2014 foi atribuído conjuntamente a Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura "pela sua invenção de díodos de emissão de luz azul eficientes que possibilitaram a construção de fontes de luz branca intensa com economia de energia"

Press release

 
Prémio Nobel da Física 2013

8 de Outubro de 2013

O Prémio Nobel da Física foi atribuído ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs, dois dos físicos teóricos que, nos anos 60, postularam a existência de uma partícula elementar que confere massa a todas as outras.

Press release